Parte II - Como vender

27/02/2012 09:11

(foto de uma camisa pintada à mão feita por mim)

 

Como vender artesanato?
Em tempos de vacas magras o artesanato sempre foi uma alternativa de segunda renda e de bico para milhões de pessoas.
Especialmente em épocas especiais como Natal, Páscoa e dia das mães.
Porém isso tem mudado um pouco.
O artesanato brasileiro tem crescido muito e ganhado espaço no exterior e por estas bandas também, abrindo muitas oportunidades. São muitas as pessoas com lojas e ateliês e cursos tendo sucesso com o artesanato.

O que é preciso para se ter sucesso nesta área?
A receita é: pensar, pesquisar e planejar. Digo planejar mesmo, usando papel e caneta.
Qualquer sucesso inicia-se com uma idéia, colocada a seguir no papel, estudada e pesquisada e depois posta em prática.
Jogue fora todos os "eu acho que...". Achismo não é ciência.

Olhe para o seu produto ou serviço e pense:
O que ele tem de diferente de todos os outros que estão por aí?
Ele sai do trivial?
Está de acordo com as tendências?
Tem um design diferente?
Qual o tipo de pessoa se interessaria por este produto?
Eu tenho acesso a este perfil de consumidor?
O que posso fazer para escoar minha produção?
Posso fazer tudo sozinha?
Além de produzir, será que tenho jeito para vender?
Sei calcular preços?
Onde posso aprender?
Quanto terei que investir?

 

São muitas perguntas, e essas pertencem só à primeira fase
São as perguntas que nos fazem pensar e questionar ainda mais sobre nossas idéias e nosso potencial.
Para se ter sucesso é preciso mais do que uma peça bonita e boa vontade.
Coloque suas idéias e perguntas no papel e tente primeiro respondê-las, depois faça as mesmas perguntas para as pessoas à sua volta, parentes, amigos e vizinhos e o mais importante: Escute. Escute sem julgar e pense a respeito do que ouvir.
Procure compreender o outro.
Faça as correções que forem necessárias no seu planejamento.