Foco na atividade

07/03/2012 10:47

Olá pessoal, aqui vão algumas dicas postadas pelo blog Vila do Artesão, para que possamos pensar no que realmente vale a pena focar no artesanato. Eu, por exemplo faço vários trabalhos, porém o que eu gosto mesmo são as camisas. Ficam lindas. Eu fico supersatisfeita quando minhas clientes gostam do que estão comprando. Então, espero estar ajudando!

(Modelos de camisas feitas por mim)

 

Por que focar?

 

Quando falamos em focar numa atividade que é a nossa fonte de renda, falamos em desenvolver o talento que mais se destaca em nós. Não precisamos abandonar todas as nossas habilidades, mas precisamos e devemos definir prioridades.

No topo dessa lista de prioridades está o nosso maior talento, simplesmente porque é mais fácil se destacar fazendo o que sabemos fazer melhor. Ao colocar seu maior talento no topo das prioridades, você também estará colocando lá o seu valioso tempo útil e também seu capital para investir no que pode te trazer retorno, já que sabemos que dinheiro é sempre um ponto crítico.

 

Foco no tempo útil

Não custa nada lembrar que todos os dias surge no mercado um produto novo com uma técnica nova que muitas vezes vira febre de consumo. Como você conseguirá estar a par dos lançamentos importantes da sua área, se você atira pra todo lado? Você nunca terá tempo útil para participar de todos workshops ou de cursos de especialização se você fizer de tudo um pouco. 

Ao escolhermos nos dedicar à uma técnica específica, temos obrigação de desenvolvermos ao máximo essas habilidades. Não queremos ser conhecidos pelo que fazemos? Nos destacar com trabalhos únicos e exclusivos?  Só alcançaremos esse objetivo se tivermos tempo para aprender algo novo relacionado ao nosso produto e conhecer pessoas do setor que possam agregar experiências valiosas que serão refletidas em nossas novas criações. Ficar isolado num atelier não melhora a nossa produção e usar bem o nosso tempo é importantíssimo.

 

Foco no investimento

E quando a questão é o dinheiro?

Ao focarmos numa atividade principal focamos também os nossos gastos adquirindo ferramentas específicas, de qualidade superior, sem miséria, isso sem contar na enorme quantidade de livros que podemos comprar que sempre trazem inspiração para criar novas coleções. Se você fizer de tudo um pouco, como conseguirá investir em boas ferramentas de trabalho? Sem elas o resultado final estará sempre comprometido, pode ter certeza. 

 

Resumindo, nossas riquezas são nossa sabedoria e nosso tempo. Precisamos saber uni-las ao capital que possuímos pra traçar planos firmes de crescimento para nossos negócios de artesanato.

E aquelas suas outras habilidades e paixões?

Aprenda a agrega-las de forma positiva ao seu produto principal e se não for possível, transforme-as em lazer. Afinal bordar pode ser super relaxante pra quem passa o dia pintando.

Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem